domingo, 26 de agosto de 2012

Pela Irlanda – Kilkenny


Olás!!! Já começo de cara dizendo que essa cidade era exatamente uma das coisas que eu queria ver na Europa: uma cidade medieval. Kilkenny é considerada a cidade mais medieval da Irlanda. Andando por lá e conhecendo seus atrativos você tenta imaginar um pouco como era viver naquela época distante. O tempo ajudou por não chover e por deixar o céu bem cinza. Deu uma cara mais dark ao cenário.

Só para constar: a passagem de ônibus custa só 13 euros ida e volta.

Depois de duas horas de viagem de ônibus pelas estradas do país, onde só se vê verde e mais verde e  algumas fazendas com criações de ovelhas, chegamos a cidade. O ônibus já te deixa na boca da primeira atração turística que é o Castelo de Kilkenny. Esse castelo é considerado um dos mais importantes e imponentes da Europa. Já foi restaurado por se tratar de uma construção do ano de 1.190. Existe uma sala no interior do castelo com um vídeo contando a história do local e mostrando a restauração do mesmo. Na parte de trás há um imenso espaço verde arborizado. É possível fotografá-lo de vários ângulos por ser muito grande.



Saindo do Castelo de Kilkenny e caminhando pela cidade em busca dos vários lugares a se conhecer é fácil entender o porque de Kilkenny ser taxada de cidade medieval. Mas também não posso deixar de dizer que as casas, comércios e pubs parecem ser uma maquete pelo tamanho e por serem coloridas. Parece aquelas casinhas de boneca...rs




Lá como em toda a Irlanda existem várias Igrejas. Mas o legal das Igrejas de Kilkenny, além da arquitetura, são os chamados graveyards, ou seja, jardins de túmulo. Nada mais é que túmulos em volta das Igrejas. Você caminha por eles. E também existem muitas Cruzes Celtas. Elas possuem muitos detalhes e são verdadeiramente bonitas.

A seguir algumas fotos. Mas vou deixar por último a maior Igreja e seu imenso jardim. Até porque foi a última visita que fiz por lá. Depois voltei ao castelo pra fotografar mais... hehehe





Se essa cidade é medieval então não poderiam faltar as tradicionais ruazinhas da época. Aqueles espaços bem apertados tipo um túnel comprido todo de pedra. Dá uma sensação de frio quando a gente olha para essas ruas. E nos remete aos filmes de época mesmo. Essas ruas ilustram bem essa fase da história.





Por onde você anda em Kilkenny existe uma rua dessas ou um rio com pontes de pedras, Igrejas históricas, pedras e pedras... É uma visita que muitos brasileiros fazem em excursão e acabam conhecendo somente o castelo. E não vão a fundo na cidade. Um dos locais mais afastados e mais diferentes para nós é a St Canice`s Cathedral. Assusta um pouco a quantidade de túmulos existentes por lá.





Se você que está lendo esse post estiver na Irlanda reserve um dia para Kilkenny. É um passeio diferente e barato para o bolso. Vale a pena conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário