sábado, 25 de agosto de 2012

CHILE (Parte I) - Santiago foi uma ótima surpresa

Olás!!! Minha primeira viagem ao exterior. Sempre imaginei que fosse para a Europa, mas ela aconteceu no nosso continente mesmo. E foi uma grata surpresa conhecer esse pequeno e lindo país chamado Chile.

O vôo foi um pouco cansativo, pois saímos de Guarulhos e fizemos conexão em Montevidéu, no Uruguai. Depois voamos para Santiago. A empresa aérea escolhida foi a Pluna e eu não imaginava que o avião fosse tão pequeno quanto era. Pequeno no comprimento, na largura, no corredor, na capacidade e na altura do teto...rs

A beleza do Chile já é possível ver assim que começamos a sobrevoar a Cordilheira dos Andes. É uma visão absurdamente magnífica. Lindo demais. E como já era Novembro e o verão estava batendo as portas era possível ver os cumes dos Andes descobertos pelo gelo, o que deixou o visual ainda mais bonito. Além do tempo que estava claro e ensolarado. Foi a única vez que perdi o medo de ficar olhando pela janela do avião... kkkkkkkk



Cheguei a noite em Santiago e só pensava em comer algo e descansar para acordar cedo no dia seguinte e correr a cidade toda. Eu postaria muitas fotos aqui se fosse possível para poder mostrar o quão bonita é Santiago. As ruas são limpas demais, muito limpas mesmo. Existem algumas pichações em prédios, mas nada que possa atrapalhar a limpeza da cidade. E a simpatia do povo então!!! Isso foi um dos pontos altos que me deixou feliz em conhecer o Chile. Até mesmo os Carabineiros, policiais locais, te atendiam com cordialidade.

Outro ponto positivo do povo chileno é o fato de serem politizados e de lutarem pelos seus direitos. Assim estava acontecendo quando lá estive com os estudantes na Universidad de Chile e nas ruas protestando. Vale a citação, mas vou tocar o barco pro turismo.

Como eu disse eu poderia encher de fotos dos pontos a serem visitados em Santiago. Um dos lugares mais famosos e bonitos de lá é o Palácio do Governo. É uma espécie de um complexo (me permitam dizer assim) onde ficam os Ministérios e tudo o que envolve o Governo Chileno. Em meio a tudo isso existe um mastro enorme com um bandeira gigantesca do país.


Um lugar obrigatório a se visitar em Santiago é o Mercado Municipal. Diferente dos mercados brasileiros, por lá você encontrará uma gama de restaurantes com uma comida simplesmente apetitosa por um preço ótimo. Quem comanda praticamente tudo por lá é o Donde Augusto. Vale muito a pena, pois a comida deles é fabulosa. É tão boa que acabei almoçando por lá mais de uma vez... hehehe


Mas como falar em Chile e não falar em Pablo Neruda. O poeta local e ganhador do Nobel de Literatura é o carro chefe do turismo em Santiago e região. Estar no Chile e não conhecer uma das casas de Neruda é voltar pra casa com um passeio imcompleto. Eu pude conhecer a casa onde Neruda morou na cidade de Santiago e sua casa de veraneio, onde ele escrevia suas poesias, em Valparaíso, no litoral. Meu próximo post será sobre lá.

A lembrança de Pablo Neruda não está só na sua casa em Santiago, mas também nas ruas, praças, enfim... o povo local o tem como um ídolo e sabe muito bem como aproveitar também sua fama em prol do turismo.

É de Pablo Neruda a perfeita frase que cabe a cada um de nós que gostamos de viajar: “O mundo é grande demais para nascer e morrer no mesmo lugar”. Portanto, se forem ao Chile, visitem a casa desse poeta.



Santiago é uma mistura de história e modernidade. Possui ruas largas. Noite quente em seus bares espalhados pelos bairros Providencia e Bella Vista. Facilidade de conhecer seus pontos turísticos a pé. E uma vista simplesmente linda da Cordilheira dos Andes imponente pelo sua altura de onde quer que você esteja. Como estive por lá em Novembro não era possível vê-la coberta de gelo, mas só de apreciar aquela paisagem ao final da tarde já estava valendo demais.

Até o momento, como obra da natureza, a Cordilheira dos Andes foi a paisagem mais linda que pude desfrutar.

No próximo post estarei falando sobre Valparaíso e Viña del Mar no litoral chileno. E também sobre o Valle Nevado, a estação de ski chilena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário