domingo, 26 de agosto de 2012

Pela Irlanda - Howth e Bray


Howth

Olás!!! Uma excelente pedida em Dublin é dar um pulo em Howth e passar o dia por lá desfrutando de um belo lugar com lindas paisagens, com comodidade para chegar e voltar, além de muita tranquilidade para se relaxar. E se tiver a sorte de pegar um dia ensolarado sem muito frio e vento o passeio ficará ainda melhor.

Howth já foi uma aldeia de pescadores e hoje é uma área residencial com uma quantidade boa de belas e luxuosas propriedades. Sua localização se dá na península de Howth Head, na Baía de Dublin, a 15 km do centro da cidade.

Para se chegar ao local é fácil, rápido e barato. De DART saindo do centro chega-se em um espaço de tempo bem curto. Mas ele te deixará ao nível do mar e você terá que subir umas ruas íngremes para se chagar aos cliffs.



Eu fui de ônibus, também saindo do centro, e a viagem durou uns 20 minutos. O interessante de se ir de ônibus é poder ir apreciando as belas casas e jardins que encontramos pelo caminho. O valor pago foi de 2,40 euros ida e o mesmo valor para volta. Mas o melhor de tudo é que o ônibus te deixa já no topo de Howth, o chamado Howth Summit. É só caminhar uns 200 metros e defrontar com os cliffs e uma área muito verde e de flores amarelas. Com o sol brilhando e o céu azul o visual é encantador.




Depois de desfrutar do visual e tirar muitas fotos uma caminhada rumo ao nível do mar é o que nos resta. Mas não pelas ruas e sim beirando os cliffs. Existe uma trilha que te leva a esse destino em que as paisagens continuam lindas e fotos e mais fotos são tiradas. Não me lembro o tempo de caminhada porque tudo é tão bonito que a gente nem percebe que é distante. Mas foi uma pernada boa.

Depois de um certo ponto temos que voltar ao asfalto, mas é uma caminhada curta que conta com uma pausa para apreciarmos uma bela Igreja. Aliás, Igreja é o que se vê muito por aqui.

Já ao nível do mar percebem-se muitas famílias passeando e curtindo esse lugar que realmente é muito acolhedor. Existe um local que parece uma pequena arquibancada onde as pessoas aproveitam para se sentar e descansar. Mas cuidado porque logo atrás está o mar.



Howth é um passeio obrigatório a todos que veem a Irlanda, mais precisamente a Dublin. Com as passagens e um breve almoço você vai gastar no mínimo o mesmo que gastaria tomando duas pints num pub.


Bray

Bray fica ao sul de Dublin na costa do mar. Pode-se chegar de DART também. É uma cidade bem pequena e pacata. A praia é coberta por pedras e é bem estranho para nós brasileiros acostumados com as areias.

Ao contrário de Howth, o tempo em Bray estava horrível quando lá estive. Chuva e frio. Essa combinação não me deu ânimo de ficar por muito tempo lá. Aliás, fiquei bem pouco tempo mesmo. Foi uma pena, pois Bray possui uma colina que é possível ter uma bela vista em seu topo. Mas não tinha como subir, pois o solo estava escorregadio e a visão estaria prejudicada também pelo tempo feio daquele dia.


Em resumo, não tenho muito o que falar sobre Bray. Talvez com o tempo tão bonito quanto Howth eu tivesse bem mais assunto. Mas valeu a ida até lá, já que o local faz parte do guia turístico de todo morador de Dublin.


Para quem for a Bray escolha um dia bem legal e bonito para poder subir a colina e aproveitar a vista de lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário