sábado, 25 de agosto de 2012

CHILE (Parte II) - Valparaíso - Viña del Mar - Valle Nevado

Olás!!! Nessa parte da nossa viagem ao Chile chegamos a esses três pontos turísticos obrigatórios. Vou descrever o motivo e se preparem que é da blusa regata ao agasalho. É do nível do mar aos 3.000 metros de altitude. É do Oceano Pacífico aos Andes.

Valparaíso está a um curto espaço de tempo de Santiago. Pela estrada podemos encontrar as mais variadas vinícolas chilenas. O vinho, como sabemos, é um produto tipo exportação do país. Eu não tive a oportunidade de conhecer uma vinícola, mas quem visitou disse ser uma boa experiência.

O litoral chileno é banahado pelo Oceano Pacífico e suas águas são geladas. Valparaíso é uma cidade portuária, não é muito bonita pra ser sincero, mas tem sim seu charme e é lá que fica a casa onde Pablo Neruda passava seus dias escrevendo suas poesias.



E é nessa cidade, no Museu da Marinha, onde se encontra a Cápsula Fênix, que foi usada no salvamento dos 33 mineiros que passaram 69 dias soterrados no norte do Chile. Considero essa minha visita a Fênix um dos pontos mais altos da minha viagem. Se tem história e se está na história eu faço questão de ver. Pude entrar na cápsula e sentir o quanto ela era apertada. Existia um sistema tipo interfone por onde os mineiros resgastados se comunicavam. Foi um momento muito válido pra mim.


Sem saber onde termina Valparaíso e começa Vinã del Mar lá fomos nós. É praticamente a mesma cidade. Mas a diferença é visível. Viña del Mar é o local do povo mais afortunado. Belos prédios, belas ruas, ótimos restaurantes a beira mar com preços um pouco salgados, diga-se de passagem. Como eu já disse a água é fria e estava um vento gelada quando lá estive. Eu estava de regata, mas bem que caberia uma camiseta de manga...rs

A praia que eu pude conhecer era bem legal. Até parecia com as nossas. A diferença, talvez, fosse a temperatura da água mesmo. Particularmente eu gostei do lugar.


Em Viña del Mar existe um Moai original que foi trazido da Ilha de Páscoa. Mais uma visita importante para quem gosta de história.


Uma passada no Mirador Pablo Neruda para apreciarmos a beleza de Viña del Mar e voltei para Santiago.


No dia seguinte o passeio foi para o lado oposto. Valle Nevado, a estação de ski que fica na Cordilheira dos Andes. Estava calor no Chile, mas a 3.000 metros de altitude um agasalho não poderia faltar na mochila. E que sorte eu ter levado.

Mas antes de desfrutarmos do local teríamos que encarar uma estrada com infindáveis curvas em cotovelo. A cada curva feita o visual de cima para baixo ficava mais amedrontador. Nem tanto, vai. No inverno sim aquilo daria medo. A estrada fica coberta de gelo e os motoristas dos ônibus que fazem o passeio pra lá se guiam através do verde das árvores que ficam nas encostas. De qualquer maneira são 3.00 metros morro acima.

Quando cheguei ao Valle Nevado até encarei a temperatura. Tinha um sol tímido ainda por lá.



E é incrível como a altitude influencia realmente na nossa respiração. Quando os jogadores brasileiros de futebol dizem que precisam de balão de oxigênio pra correr na altitude os 90 minutos eles teem razão. Eu achava que era migué, mas vi que o negócio é feio mesmo. Só de subir caminhando pra ver melhor o visual já senti fadiga e falta de ar.


Olhem esse hotel. Show de bola. Só para quem pode. Tem piscina quente nele. No inverno só se vê gelo por todo o Valle Nevado. Nada mal curtir uma piscina quente apreciando o visual. Uma experiência bem atípica.

O passeio é rápido pra falar a verdade. Mas é bem aproveitável o tempo que podemos passar por lá. Para quem tiver uma grana guardada e puder esquiar por lá no inverno, nada mal. Para quem quiser apenas conhecer o Valle Nevado com certeza terá momentos agradáveis e muitas fotos para tirar.


Por fim voltei a Santiago e, no dia seguinte, o caminho de casa. Foi uma viagem muito bem aproveitada e pude voltar do Chile tendo a certeza que conheci um país surpreendente e fascinante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário