sábado, 25 de agosto de 2012

Desafio de 2012 - Viver 1 ano em Dublin, na Irlanda



Olás!!! Sim... resolvemos em Janeiro desse ano que esse seria nosso desafio de 2012. E digo na segunda pessoa do plural porque não estou aqui sozinho. Estou com a Natalia, minha namorada, que também esteve comigo no Chile. Ela já havia morado aqui por 2 anos. Mas para mim era tudo novidade, desde a compra das passagens e do curso de inglês até o fato de ficar longe da família, dos amigos, das mordomias e do Brasil.

Esse dia chegou em 12 de Abril. Embarcamos com muitos sonhos e interrogações. Nosso vôo foi longo e tranquilo até Amsterdam. Lá fizemos escala até Dublin, onde desembarcamos pregados. Ficamos uma semana em casa de família e a Nat foi minha guia pelos pontos turísticos.



Nesse post vou tentar transmitir em resumo o que foi minha primeira semana por aqui e como eu enxerguei a cidade de Dublin. Hoje muita coisa mudou, mas isso é assunto para um texto mais a frente.

No primeiro dia já senti o que eu não sinto no Brasil: frio. E meu corpo ainda não estava acostumado, obviamente, com a temperatura da primavera local. Mas foi bom chegar nessa época pra eu ter uma pequena ideia do que possa ser o inverno aqui. O problema da Irlanda é que aqui venta demais e a chuva faz parte do seu cotidiano. Essa combinação é dureza. Essa foto foi tirada na O`Connell Street, Centro. O prédio ao lado é histórico e hoje é a principal agência dos correios da cidade.


Para quem não sabe eu sou doido por castelos e sempre quis conhecer um de perto. O primeiro que pude conhecer foi o Castelo de Malahide no meu segundo dia em Dublin. Só podíamos tirar fotos a distância, pois ele estava fechado, mas já valeu pra matar um pouco da vontade e me preparar para os próximos. No centro medieval também existe o Castelo de Dublin, mas ele é pequeno, apesar de ter um pátio interno muito bonito e um jardim também.


Acredito ser de conhecimento de todos que os irlandeses tem como esporte, hobby, alimentação, diversão, ou o que quer que seja, beber. E os pubs irlandeses são umas das maiores atrações turísticas de Dublin. E claro que eu, recém chegado, queria conhecer um deles. E o mais famoso para os turistas é o Temple Bar. É o mesmo nome do bairro onde ficam concentrados uma enorme quantidade de pubs na cidade. Já que eu estava turistando naquele momento eu teria que fotografar e entrar no pub. Mas a Guinness eu deixei pra tomar mais pra frente.


Um local que conheci de cara e que não imaginava que seria meu preferido nos dias de hoje é o Stephen`s Green Park, que fica praticamente no centro da cidade e ao lado da escola onde estudo. Quando eu cheguei estava frio, então não me identifiquei muito com o lugar. Mas desde quando o projeto de verão dubliniano chegou eu tenho dado minhas passadas por lá. Esses parques são comuns na Europa e o povo fica jogado nos gramados tomando sol, comendo, lendo, batendo papo, enfim... A foto é da entrada do parque. Até tenho fotos dentro dele, mas como a ideia é mostrar minha primeira semana, essa é a foto que tirei na época. E a seguinte é a rua da minha escola.



Dublin, assim como várias cidades europeias, possui também seu centro histórico medieval. E se eu gosto de castelos eu também gosto de tudo o que envolve essa época da história mundial. E procuro ir atrás desses lugares para apreciar a arquitetura e enriquecer meu conhecimento cultural. Além do Castelo de Dublin já citado, essa parte da cidade possui as construções mais bonitas e imponentes de Dublin, verdadeiros cartões postais. A Christ Church Cathedral e a Dublinia se interligam. Imagina eu vendo isso pela primeira vez. Num belo sábado a tarde saí só para fotografar a Christ Church de ponta a ponta.



Dentre tantas Igrejas existentes em Dublin, e olha que são muitas, a principal delas e a mais imponente é a St Patrick`s Cathedral. St Patricks é o padroeiro da Irlanda. A concentração de turistas nesse local é enorme. Eu moro quase perto dela e quando vou ao centro a pé corto caminho por dentro do parque que lá possui. Eu não a visitei logo que eu cheguei. Mas quando tive a oportunidade passei uma tarde toda de sábado fotografando. Essa foto foi uma das primeiras.


Eu considero umas das visões mais bonitas de Dublin a do Rio Liffey quando o tempo está ensolarado. Ou seja, são raros os dias em que essa cena pode ser vista por aqui. O Liffey divide a cidade em norte e sul e possui uma enormidade de pontes. Cada uma tem seu charme e beleza. Se eu colocar todas as fotos que eu gostaria aqui não teria mais espaço no blog. Mas esse é um local que é preciso estar vendo com os próprios olhos, pois cada parte de toda a extensão do rio tem sua particularidade.




Podem ter certeza que passei batido por vários outros pontos turísticos, por várias situações que vivi nas primeiras semanas na cidade, por vários locais que não estão nos guias vendidos em livrarias e tal. Outros pubs e parques. Os meios de transportes bem diferentes dos quais estamos acostumados no Brasil. Mas é muita coisa mesmo e o texto acabaria ficando massante. Espero ter mostrado um pouquinho da minha primeira impressão sobre a capital da Irlanda. E em breve estarei contando mais desses quase 5 meses que aqui estou e postando diferentes fotos de diferentes lugares.

4 comentários:

  1. Fala Carlos, continue escrevendo e aproveitando o momento que está vivendo. abraços!

    ResponderExcluir
  2. O aprendizado com a vivencia em Dublin crescendo, e a saudade aqui tambem!
    Aproveite muito, pois por mais que as dificuldades sempre existam, quando o desafia acaba, faz muita falta!
    Beijos.

    ResponderExcluir