domingo, 3 de fevereiro de 2013

ITÁLIA (PARTE I) - Roma com gostinho de quero mais


Olás!!! Mais uma viagem no velho continente e, dessa vez, completa, no que diz respeito ao conjunto da obra. Como assim? Bem, Roma é um resumo de tudo o que procuramos em uma viagem perfeita: é uma cidade belíssima, com muita história, com um povo alegre, clima agradável mesmo no inverno, bem romântica, de fácil acesso a todas as atrações turísticas e com a sua famosa e deliciosa gastronomia. O pecado da gula definitivamente mora na Itália. Com tudo isso e mais outras coisas que fizeram parte dessa visita, essa cidade deixou um gostinho de quero mais e a certeza de que deve estar obrigatoriamente no roteiro de qualquer um que visite a Europa.


Com muito sol e uma temperatura acima dos 10 graus em pleno inverno. Esse foi meu cartão de boas vindas a Roma. E para aproveitar tudo isso nada como começar nossa visita a cidade eterna pelo seu maior cartão postal, o Coliseu. Roma é uma cidade fundada antes de Cristo, o que já torna muito especial estar naquele lugar. E o Coliseu é uma construção que levou 10 anos para ser levantada e teve sua inauguração no ano 80 depois de Cristo. E nem adianta tentar imaginar como aquelas toneladas de pedras maciças foram parar a 60 metros de altura. Se você gosta de história vale a pena assistir esse vídeo sobre o Coliseu.




Estar no interior do Coliseu é como estar em um enorme estádio de futebol. Aliás, esse foi o primeiro palco de espetáculos ao público da história, propiciando ao mundo moderno o modelo para a construção das arenas esportivas.







Há muito o que falar e o que mostrar de Roma. Alguns pontos turísticos vou ter que deixar de fora para não estender o post. E ainda abrir um outro post apenas para o Vaticano. Portanto, me perdoe se algo passar em branco dessa vez...rs.

Enfim... próxima parada foi o Vittoriano, apelidado pelos romanos de "máquina de escrever". Construído entre 1885 e 1911, em homenagem a independência Italiana, ele guarda o túmulo do soldado desconhecido.



E agora ela, a famosíssima e imponente Fontana di Trevi. Ela é simplesmente enorme e é muito difícil fotografá-la por inteira. Principalmente sem que apareça algum turista na foto, pois é o local mais concorrido da cidade.





Agora uma pausa nos tradicionais pontos turísticos para um passeio entre as belezas "escondidas" por Roma. Andar a pé pela cidade é o melhor tipo de passeio que pode existir. Eu nunca fui fã de andar demais, mas aprendi isso aqui na Europa. E em Roma em especial, pois a cada beco existe um beleza diferente aos nossos olhos, seja nos simples restaurantes existentes ou em detalhes nas sacadas dos prédios antigos de seus habitantes.




Deixando então outros pontos turísticos infelizmente de lado, chego ao dia seguinte com a visita as ruínas do Fórum Romano, um dos lugares históricos mais importantes do todo o mundo. Mais uma vez eu posso dizer que só agora eu entendo o que meus professores de história na escola explicavam em suas aulas...hehehe.









De lá para o Vaticano. Mas como abrirei um post específico, seguimos com a barca. Voltando do Vaticano a pé, pois é uma caminhada tranquila e agradável, passamos por vários lugares lindos. Entre eles a região onde se encontra o Castelo de Santo Angelo, as margens do Rio Tevere. E com um dia ensolarado então, a paisagem se torna ainda mais bela.




Depois de comer um panini seguimos até a Piazza Navona, usada na Roma Imperial para corridas de cavalos. Uma das praças mais belas da cidade. Aliás, Roma possui várias praças e todas elas agradáveis.


Sem deixar a peteca cair... Pantheon, templo dedicado a todos os deuses do panteão romano. Foi construído em 27 a.C. e destruído por um incêndio em 80 d.C., sendo totalmente reconstruído em 125 durante o reinado do imperador Adriano.



Mais uma pausa porque a fome tá batendo, né. E passar fome na Itália é um sacrilégio. E encontrar um fast food em Roma é algo dos mais difíceis. Que ótimo!!! Agora... encontrar uma padaria e seus paninis expostos ou uma cantina daquelas é a coisa mais simples da cidade. Aí sim... e também as gelaterias para completar a festa com o gelato mais famoso do mundo... bom também. 




Mas se você é um mentiroso é melhor evitar a Bocca Della Veritá. Trata-se de uma tampa de esgoto do tempo romano. Conta a lenda que a boca de pedra morderá a mão de todo o mentiroso que aí a introduza. Eu ainda tenho as duas.


Mais uma praça em nosso caminho, a Piazza Della Repubblica. Mas o que chama mesmo a atenção é a Igreja existente nela. Bem diferente dos padrões arquitetônicos convencionais. O que, na verdade, é fácil de se encontrar em Roma.



Com tantos locais interessantes, importantes, históricos e belos foi muito difícil escolher apenas alguns para expor nesse post. Vou acrescentar ainda algumas outras fotos abaixo e, na sequência, tudo sobre o Vaticano. Em resumo, Roma é S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L.











Nenhum comentário:

Postar um comentário