quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

ITÁLIA (PARTE II) - O Vaticano e sua fé


Olás!!! Volto com mais um post sobre a Itália. Decidi dividir Roma do Vaticano para poder explicar melhor cada local sem inflar demais os textos. Além do que o Vaticano é um lugar muito especial e que dificilmente passa pela cabeça de alguém que algum dia será possível estar lá tão perto do Papa.

É muito fácil e rápido ir do centro de Roma ao Vaticano. Um simples ônibus circular leva os turistas, fiéis e freiras até lá. Sim... no ônibus e por toda a redondeza há uma grande movimentação de freiras. Fui para lá em um domingo para ver a benção do Papa e o ônibus fica completamente lotado. Tipo São Paulo na hora do rush. E as freiras todas esmagadas também. Mas a viagem dura cerca de 10 minutos. Em alguns pontos de Roma é possível avistar a cúpula da Basílica de São Pedro, pois a distância é mesmo curta.

Apesar de ser domingo a praça estava com pouca movimentação quando cheguei e foi possível fotografar tranquilamente antes de enfrentar uma enorme fila para entrar na Basílica e na sua cúpula.








Para subir na cúpula é cobrado um valor de 5 euros pela escada e 7 euros pelo elevador. Só que o elevador te leva até o início da cúpula. Para subir toda ela e ficar próximo onde se vê a cruz na foto, é necessário subir escadas em espiral, extremamente estreitas e que vão ficando inclinadas acompanhando o formato da cúpula. Paguei todos meus pecados naquele momento...rs. Mas a visão lá de cima é espetacular.






Voltando da cúpula uma pausa para mais fotos antes de pegar o elevador de volta. Mas já se passava do meio dia, horário em que o Papa aparece na janelinha de um dos prédios para dar a benção dominical. Ou seja, perdi de ver o Papa e apenas ouvi muitos aplausos e alguma voz, que talvez fosse a dele.



Após a descida uma visita ao interior da Basílica de São Pedro. Certas coisas são tão grandes na vida da gente que a ficha só cai quando você está em casa olhando as fotos e tal. Nunca pensei em estar nessa igreja em minha vida e hoje posso dizer que fui agraciado com essa visita.





Depois da visita completa era hora de passear pelo Vaticano. Mas antes uma foto com dos tradicionais guardas locais.


Pelo horário também não foi possível visitar o Museu do Vaticano e a Capela Sistina. Mas o valor era de 16 euros. Um valor muito alto se somado a outros gastos. Uma parada, então, para comer um panini e comprar uns souvenirs antes de voltar ao centro de Roma.






Uma última foto desse lugar fantástico que tive o prazer de visitar. A partir dali muitos lugares bonitos também para se visitar. E como a distância para o centro de Roma era tranquila uma caminhada foi possível. Bem tranquilamente, parando para comer e tirar fotos. Como eu havia dito, a distância é relativamente pequena e vale muito a pena retornar na caminhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário