segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

INGLATERRA (PARTE II) - Londres e seus estádios

Olás!!! Essa é a segunda parte do meu post sobre Londres, na Inglaterra. Na primeira eu dei uma passada geral nos pontos turísticos mais comuns e outros locais encantadores dessa cidade show de bola. E como boleiro eu não poderia deixar também de dar uma passada pelos estádios de futebol ingleses. Eu consegui conhecer apenas quatro deles em Londres. Seria necessário mais um dia para eu poder visitar outros, mas já valeu a pena. E pelos caminhos desses estádios pude conhecer alguns bairros pouco visitados pelos turistas. Só mesmo quem curte futebol e tem essa mesma ideia que tive para ter conhecido essas regiões londrinas.

No meu segundo dia de viagem aproveitei um espaço de tempo e a proximidade de onde eu estava com a estação de metrô da mesma linha da Arsenal Station para visitar o Emirates Stadium, estádio do Arsenal Football Club. Já dá pra imaginar pelo nome da estação que se chega ao Emirates Stadium muito facilmente. O estádio fica em uma região de bairro com muitas casas em volta. Ele é imponente e possui fotos de todos os jogadores do elenco ao seu redor. E também dos atletas que lá fizeram história. É possível andar por toda a sua extensão e fotografá-lo sem problemas. Eu não fiz a visita interna porque gastaria muito se visitasse cada estádio que eu gostaria. Apenas trouxe uma lembrança que adquiri na loja oficial do clube a frente do Emirates Stadium.




Mas meu tour pelas casas dos clubes ingleses estava mesmo reservado para meu último dia em Londres. Acordei bem cedo, comprei o travelcard do metrô, que me dava direito a usá-lo o dia todo quantas vezes eu necessitasse dentro das zonas permitidas, e fui desbravar essa minha Londres.

Primeira parada foi no Stamford Bridge, casa do Chelsea Football Club. Aí sim eu havia adquirido o ticket para visitar o museu, a parte interna do estádio e o campo. A Fulham Broadway Station fica também ao lado do Stamford Bridge em uma região também com muitas casas e comércio. Isso fez com que eu chegasse bem antes do horário marcado para visitação. Aproveitei para fotografar o exterior, pois existem fotos dos atletas nas paredes e uma foto de todo elenco em que você pode sentar em um banco e se juntar a equipe. Depois fiz meu check in e fui conhecer o museu do clube. Após o museu visitamos a sala de imprensa, os vestiários, o campo e, por fim, a loja oficial do clube para comprar mais um souvenir.






Para aproveitar a localização segui na mesma direção do metrô até a Putney Bridge Station. São apenas duas estações depois do estádio do Chelsea. Por lá fica o Craven Cottage, casa do Fulham Footbal Club. O estádio, na verdade, fica uns 15 minutos de agradável caminhada do metrô. A caminhada se dá a beira do Rio Tâmisa e ao seu lado direito existe um parque muito agradável onde os londrinos passeiam com seus cães, crianças jogam futebol com os pais e é um lugar de muita paz. Possui também uma igreja medieval fantástica e dezenas de esquilos espalhados pelo jardim. É uma Londres que a imensa maioria dos turistas nunca conheceram por ser mais afastado dos pontos turísticos. Somente mesmo quem ama futebol para ter conhecido essa área. Existem belas casas e muito verde.





Após a caminhada e o prazer de conhecer essa bela região de Fulham pouco conhecida dos turistas cheguei ao Craven Cottage. O estádio fica em uma área  totalmente residencial, com pessoas fazendo suas caminhadas e correndo pelas ruas da região. Na verdade o estádio pode até passar desapercebido. Sua faixada não lembra em nada um campo de futebol. As bilheterias são similares as que vemos nos estádios modestos pelo Brasil. É um local bem peculiar e que gostei muito de conhecer. Após algumas fotos aquela famosa passadinha na loja oficial do clube para aumentar a coleção de souvenirs.






Voltando a estação de metrô ainda visitei aquela igreja que citei acima. Ela se chama All Saints Church Fulham, bem ao estilo medieval com seu jardim de sepulturas e muitos, mas muitos esquilos correndo pra lá e pra cá. Para finalizar um tradicional fish and chips num pub local. Valeu demais essa visita.





De um extremo ao outro de Londres. Saí de Fulham e segui por mais de 35 minutos pelo metrô até a Upton Park Station, que me levaria ao estádio Boleyn Ground, que também atende pelo nome de Upton Park, casa do West Ham United. Esse pequeno time de Londres tem o carinho de muitos torcedores, principalmente para nós fãs do Iron Maiden. Trata-se do time de coração do líder da banda Steve Harris. É do Upton Park que surgiu a famosa expressão Up The Irons, utilizada pelos fãs e pela própria banda. A faixada do estádio possui duas belas torres e a entrada um portão britânico bem clássico. Ele fica em uma região muito diferente e estranha da cidade. Existem muitos imigrantes por lá.

Estar no estádio do West Ham foi um dos pontos altos da minha visita a Londres. E ainda vi o ônibus do Liverpool estacionado na porta, pois seus jogadores estavam hospedados no hotel que fica dentro do Upton Park para a partida contra os donos da casa. Depois de me encantar com mais essa visita... adivinhem? Uma passada na loja oficial para comprar souvenirs.






Ainda deixei de visitar outros estádios como o White Hart Lane do Tottenham Hotspur Football Club, o Loftus Road do Queens Park Rangers Football Club, o Olympic Stadium criado para os Jogos Olímpicos de 2012 e o gigante Wembley Stadium que é a casa do English Team. E talvez outros estádios espalhados pela cidade. Quem sabe em uma próxima oportunidade.

2 comentários: