terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

INGLATERRA (PARTE III) - Liverpool respira Beatles


Olás!!! Enfim fui para Liverpool. Uma cidade que eu acreditava ser uma das primeiras a ser visitada e, no entanto, foi uma das últimas. Mas valeu a espera, apesar de ser uma cidade bem limitada em termos de atrações turísticas. E também ser uma cidade de pouca beleza, digamos.

Liverpool está a aproximadamente 260 km de Dublin. É mais próximo ir da Irlanda para lá do que de Londres para lá. Como precisamos atravessar o mar a maneira mais rápida de se chegar, obviamente, é de avião. É um curto voo de 30 minutos. E como a cidade é pequena, possui poucos locais a serem visitados e o valor da passagem é barata o melhor para se fazer é um bate e volta.


Para ganhar tempo fui direto ao Anfield Road, famoso estádio do Liverpool FC. Confesso que fiquei um pouco decepcionado logo na chegada ao estádio. Uma faixada bem simples e uma região bem antiga da cidade. O estádio é bem velho também. Segundo os guias do tour, o clube mantém muita coisa original do Anfield Road por questões de tradição. O vestiário é bem simples, com um banco para os atletas se sentarem e um local apenas para se pendurar a camisa de jogo. São apenas sete chuveiros no banheiro, em que a água precisa ser esquentada antes do banho, algo bem parecido aos padrões das casas por aqui. O chão é o bem mais caro do vestiário, pois é anti derrapante. O espaço é bem pequeno também e até lembra alguns estádios do interior paulista.






As arquibancadas do Anfield Road são bem ao estilo inglês e tudo fica muito próximo do gramado. Havia uma goteira no teto que caía bem em cima do banco de reservas do time da casa. Mas o gramado é impecável, mesmo com o inverno rigoroso do país.




E no museu eu encontro ela... a orelhuda. A taça da Champions League vencida pela equipe em 2005 em uma épica partida contra o Milan.


De lá direto para o centro iniciar a visita a dois pontos muito importantes que se remete aos Beatles: o The Beatles Story Museum e o The Cavern Club. Existem outros vários locais a se visitar em Liverpool que se remetem ao quarteto, mas eu preferi reservar um tempo ao Anfield Road em troca desses outros locais. E ainda deixei de lado o estádio do Everton FC, outra equipe local, por ter achado a região nada convidativa.

O museu é bem legal e obrigatório àqueles que curtem rock and roll e sabem da importância dessa banda à música. Vou postar algumas fotos de tantas que eu tirei, pois lá existem vários instrumentos musicias do quarteto, roupas, discos originais, uma réplica do The Cavern Club original e todas as fases pela qual a banda passou em sua trajetória dentro e fora de Liverpool.
















Agora era hora de conhecer o The Cavern Club e sentir como é estar na casa onde a banda tocou centenas de vezes. A famosa Mathew Street abriga também o The Cavern Pub e seus tijolos com inscrições de bandas e músicos famosos pelo mundo. Para os fãs de rock and roll acredito que seja o ponto alto de se estar em Liverpool.












A cidade em si, como eu disse acima, é de pouca beleza. O Albert Dock talvez seja o local mais bonito e é onde reúne os turistas. Mas a cidade estava vazia, pois era um dia de semana de inverno e chuvoso. Enfim... abaixo algumas fotos da cidade.








Em resumo: se você curte rock and roll, respeita a história da música e tem a oportunidade que eu tive de estar próximo a essa cidade é uma obrigação visitar Liverpool.