segunda-feira, 24 de setembro de 2012

HUNGRIA - Budapeste é maravilhosa e imponente!!!


Olás!!! Eis que chega um momento difícil em meu blog: conseguir mostrar e lembrar grande parte do que a cidade de Budapeste nos oferece em um simples texto. Budapeste é simplesmente maravilhosa e considerada por muitos mais bonita que Paris em seu todo. Por isso e por sua semelhança é chamada de Paris do Leste Europeu. A moeda local é o Forinte e é bem desvalorizada em relação ao Euro, o que faz com que possamos nos hospedar e comer bem sem gastar muito. A língua é difícil, mas é divertido ler as placas ou qualquer coisa escrita que o valha. Mas o inglês e até mesmo o português estão nas ruas para entendermos.


E para conhecer a cidade uma dica é adquirir os tickets do Hop On Hop Off com direito a duas linhas de ônibus, uma em torno da cidade e outra em volta do charmoso Rio Danúbio mais um passeio de barco a tarde pelo rio e outro a noite. E também te dá direito a tomar a sopa tradicional húngara, o Goulash, e mais uma cerveja, além de vários descontos. O preço do ticket corresponde a 20 euros.

Budapeste é dividida pelo Rio Danúbio. Do lado direito fica Buda e do lado esquerdo Peste. E as margens do rio e por toda a cidade tudo é belo e admirável.




Eu estive acompanhado de minha namorada e começamos nosso tour caminhando um pouco pelo centro e pela Andrassy Avenue, a Champes Élysée de Budapeste. O que se vê logo de cara são os inúmeros casarões e prédios históricos de 3 ou 4 andares. As ruas de Budapeste são cercadas por esses prédios coloridos. Andar por Budapeste pode te dar torcicolo, pois a cabeça está sempre inclinada para cima pela imponência desses edifícios.




No final da Andrassy Avenue fica a Hösök Tere ou a Heroes Square. Nela encontramos grandes estátuas de reis húngaros e guerreiros da independência. No topo da colunata de 36 metros está o anjo Gabriel. A praça está rodeada pela Galeria de Artes e Museu de Belas Artes.



Aliás, a cidade de Budapeste possui uma inúmera quantidade de enormes estátuas e monumentos. Vale a pena fotografá-las, pois por mais que não saibamos de quem se trata, com certeza são esculturas em homenagem a quem fez história na Hungria. Até mesmo nos momentos do comunismo. Existe um local onde podemos ver estátuas gigantes desses líderes, mas não conseguimos tempo para essa visita. Aqui algumas estátuas espalhadas pela cidade.



Outra coisa que chama muita atenção são os detalhes nos prédios de esculturas com alguma simbologia. São obras de arte espalhadas em cada canto de Budapeste. Por isso digo que é preciso ficar olhando sempre para cima.




Além do charme do Rio Danúbio (jajá chego nele) outro toque clássico encontrado são os bondinhos. Eles circulam por toda a cidade e dá um toque boêmio ou de requinte as largas ruas. E as fotos ficavam mais bonitas quando tinha um bondinho passando. Chegamos a andar duas vezes neles e, assim como se percebe, não é nada tecnológico. Ele é bem antigo. Por isso é tão charmoso.




E aproveitando o embalo do transporte, o metrô de Budapeste é o mais antigo da Europa. Abaixo as tradicionais entradas das estações.


Voltando... ao lado da Heroes Square estão dois belos castelos, digamos assim. Talvez passe desapercebido se você estiver apenas dentro do ônibus e não descer na Heroes Square.




A frente mais um ponto turístico bem frequentado. A Hungria é famosa também pelos seus banhos termais e Széchenyi é um dos locais mais famosos do país. Para quem dispuser de tempo e dinheiro um dia nesse spa pode ser uma boa pedida. Para nós o mais importante foi a beleza da arquitetura local...hehehe.


Como eu disse, não dá para mostrar tudo. Então vamos chegar no Danúbio e mostrar alguns pontos do lado Buda. O principal deles é o Castelo de Buda. Infelizmente, no ponto de vista fotográfico, estava tendo uma feira de chocolates por lá e haviam muitas casinhas de madeira, que eram os locais de comercialização desses chocolates, e carros. Mas foi possível ver bem o castelo por fora e também a troca da guarda. E eu quase toquei no rosto do guarda pensando que ele era de madeira... kkkkkkkkkkk





Descendo um pouco o castelo encontramos o Halászbástya. Para mim um dos locais mais interessantes da cidade.





Bem ao lado encontra-se a Mátyás-Templon ou Igreja de São Mateus. Nela percebemos outra característica de Budapeste, os tetos coloridos de cerâmicas. Coisa linda!!!



Do lado Peste está o principal cartão postal: o Parlamento. Sem comentários. Visto bem de perto então pelo passeio no barco... espetacular!!!




Passeando de barco pelo Rio Danúbio a noite...





Outro local a ser visitado é a St. Stephen's Basilica. Juntamente com o Parlamento forma o par de edifícios mais altos de Budapeste (com 96 m) e além disso é a maior Igreja da Hungria, com capacidade para 8500 pessoas.



Próximo a Basílica está a Sinagoga de Budapeste. Foi construído em meados do século XIX, entre os anos 1854 e 1859 e é realmente linda.




Budapeste possui ao todo 10 pontes pelo Rio Danúbio. As três mais antigas e mais conhecidas estão localizadas na região central da cidade: a Ponte das Correntes e a Ponte da Liberdade são absurdas de lindas e a Ponte Elizabeth. Todas elas foram destruídas durante a Segunda Guerra  Mundial e tiveram que ser reconstruídas.





Para encerrar uma dica valiosa. Visitem o Mercado Municipal de Budapeste. Além de ser um prédio espetacular e de estar localizado ao lado da Ponte da Liberdade, o mercado oferece várias opções de iguarias locais como a páprica e barracas com deliciosas comidas. Local mais do que indicado para o almoço. Fizemos isso por dois dias. Depois saboreie um doce em uma das docerias do mercado. Tem cada doce bom. Aliás, doce é o que mais se vê naquela cidade, seja no metrô ou nos supermercados. E são pedaços enormes e muito, mas muito baratos. Experimentem o quanto conseguirem.





Como eu havia dito tem muita coisa a dizer sobre Budapeste. Deixei muitos locais e fotos de fora e mesmo assim o texto ficou longo. Em resumo, Budapeste é um lugar a se conhecer na Europa.