quinta-feira, 30 de agosto de 2012

PAÍS DE GALES - Nos Jogos Olímpicos 2012


Eu e minha namorada decidimos como nossa primeira trip fora da Irlanda irmos ao País de Gales, a terra do dragão vermelho. E eu, particularmente, queria muito ir aos Jogos Olímpicos 2012. Decidimos unir o útil ao agradável e viajamos rumo ao Reino Unido para curtimos um novo país e assistirmos ao primeiro jogo do Brasil no futebol masculino contra o Egito.

Fizemos a viagem de Ferry entre Dublin e Holyhead, já em Gales. De Holyhead a Cardiff, capital do país e a cidade onde iríamos visitar, viajamos de trem. Durante a viagem tivemos de fazer uma baldeação em Shrewsbury. Cortamos praticamente todo o país e pudemos conhecer pela estrada algumas prais, Igrejas, castelos, fazendas, animais, enfim... foi uma válida experiência, apesar de longa e cansativa.


Chegamos a Cardiff sob um calor bem gostoso e céu azul. Em Dublin, mesmo no auge do verão, nunca faz dias quentes. Aproveitamos para conhecer um pouco da cidade. Cardiff é bem pequena e fácil de se localizar. Possui um calçadão principal onde estão os pubs, restaurantes, lojas e o nosso hostel. Mesmo em um grande evento como as Olimpíadas as ruas estavam bem tranquilas.





Vale dizer já de início que um dos pontos altos dessa viagem foi conhecer um país cativante. Daqueles lugares que dá vontade de morar. Eu tinha ideia de que o povo do Reino Unido em geral fosse um povo mais distante. Ledo engano. O povo galês foi muito atencioso e receptivo. Posso citar os mais variados locais onde fomos muito bem recebidos. Ao pedir uma informação a um motorista de ônibus só faltou ele dar o endereço da casa dele. Que simpatia!!! E eles gostam de puxar papo também. Fomos 100% bem recepcionados em Gales.

Voltando...


O Castelo de Cardiff, talvez a maior atração turística da cidade, fica bem no centro. Sim, exatamente no centro da cidade. Você está caminhando e fotografando quando dá de cara com o castelo. Não entramos por estarem cobrando caro demais. Apenas registramos por fora e deixamos para conhecer melhor um outro castelo em uma cidadezinha próxima. Aí sim... rs






Caminhando pela rua do castelo nos deparamos com a TV Record fazendo a cobertura do primeiro dia de Jogos. E o primeiro evento que envolvia o Brasil seria o jogo de futebol feminino contra Camarões ali mesmo em Cardiff. Quando o repórter Celso Zucatelli descobriu que éramos brasileiros nos chamou para fazer uma entrada ao vivo. Foi muito legal. Liguei pra minha casa no Brasil com o telefone do Zucatelli para avisar a família da entrevista.


Depois da fama repentina fomos até o Bute Park que fica ao lado do castelo. Reparem que, como eu já havia dito, Cardiff é pequena e fácil de se localizar. O parque é bem gostoso e como estava quente resolvemos passear um pouco por lá antes de seguirmos em frente. De lá é possível avistar o Millenium Stadium, que fica ao lado do rio que atravessa o Bute Park.






Seguindo o passeio encontramos a região da cidade onde ficam os prédios do governo. São construções imponentes e belas. Por lá existe um espaço verde bem amplo onde estava localizado o símbolo maior dos Jogos Olímpicos, os Anéis Olímpicos.



Abaixo mais três fotos interessantes: algumas casas londrinas, o centro e a vida difícil que levam os policiais da cidade. Em pleno Jogos Olímpicos essa era a cena que mais se via da polícia local.




Sabendo que pelos arredores existe um castelo tipo de contos de fadas e tal pegamos o ônibus a partir da Bus Station e chegamos lá em torno de 20 minutos. O Castell Coch fica na parte alta de Cardiff e em meio a um floresta. É uma visita obrigatória para quem vai a capital galesa. Mas, pelo que vi do local, no inverno é bom ir preparado porque deve ser muito frio. Ainda bem que estava bem quente.


Após a visita ao Castell Coch seguimos mais 25 minutos de ônibus até a cidade vizinha de Caerphilly. Essa foi a indicação do motorista simpaticíssimo que encontramos na Bus Station. Lá está o segundo maior castelo do Reino Unido. Um lugar fantástico chamado Caerphilly Castle. Uma construção imponente cercado por água. Existem duas pontes que ligam ao castelo. Uma na frente e outra na parte de trás. Melhor que tentar explicar e ver as fotos.










Depois dessa visita voltamos ao hostel para nos preparar para o jogo. Eu estava prestes a realizar um sonho: participar das Olimpíadas. Nesse momento a cidade já estava infestada de brasileiros que moram na Europa agitando pelo centro. Fomos para o estádio mais cedo para pegarmos nossos tickets e curtir um pouco do clima da partida e do evento antes do apito inicial.






Depois o jogo a festa rolou solta. Conhecemos um casal que vive em Londres e fomos tomar uma pint. E ainda tiramos foto com o famoso Gaúcho da Copa.


Sonho realizado e passeio completo. Voltamos dia seguinte pelos mesmos meios de transporte que viemos. E ainda fui agraciado na estrada quando o trem passou ao lado de um castelo enorme. Consegui fotografar. A foto não ficou legal, mas valeu o registro. Assim como passamos também na estação da cidade que possui o maior nome do mundo. Isso não estava nos planos. Mas como aconteceu posso contar também que estive de passagem em Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch.


E assim foi minha trip a Gales. Valeu cada instante do passeio. E indico a cada um que estiver pensando em dar um pulo por lá.

domingo, 26 de agosto de 2012

Pela Irlanda – Kilkenny


Olás!!! Já começo de cara dizendo que essa cidade era exatamente uma das coisas que eu queria ver na Europa: uma cidade medieval. Kilkenny é considerada a cidade mais medieval da Irlanda. Andando por lá e conhecendo seus atrativos você tenta imaginar um pouco como era viver naquela época distante. O tempo ajudou por não chover e por deixar o céu bem cinza. Deu uma cara mais dark ao cenário.

Só para constar: a passagem de ônibus custa só 13 euros ida e volta.

Depois de duas horas de viagem de ônibus pelas estradas do país, onde só se vê verde e mais verde e  algumas fazendas com criações de ovelhas, chegamos a cidade. O ônibus já te deixa na boca da primeira atração turística que é o Castelo de Kilkenny. Esse castelo é considerado um dos mais importantes e imponentes da Europa. Já foi restaurado por se tratar de uma construção do ano de 1.190. Existe uma sala no interior do castelo com um vídeo contando a história do local e mostrando a restauração do mesmo. Na parte de trás há um imenso espaço verde arborizado. É possível fotografá-lo de vários ângulos por ser muito grande.



Saindo do Castelo de Kilkenny e caminhando pela cidade em busca dos vários lugares a se conhecer é fácil entender o porque de Kilkenny ser taxada de cidade medieval. Mas também não posso deixar de dizer que as casas, comércios e pubs parecem ser uma maquete pelo tamanho e por serem coloridas. Parece aquelas casinhas de boneca...rs




Lá como em toda a Irlanda existem várias Igrejas. Mas o legal das Igrejas de Kilkenny, além da arquitetura, são os chamados graveyards, ou seja, jardins de túmulo. Nada mais é que túmulos em volta das Igrejas. Você caminha por eles. E também existem muitas Cruzes Celtas. Elas possuem muitos detalhes e são verdadeiramente bonitas.

A seguir algumas fotos. Mas vou deixar por último a maior Igreja e seu imenso jardim. Até porque foi a última visita que fiz por lá. Depois voltei ao castelo pra fotografar mais... hehehe





Se essa cidade é medieval então não poderiam faltar as tradicionais ruazinhas da época. Aqueles espaços bem apertados tipo um túnel comprido todo de pedra. Dá uma sensação de frio quando a gente olha para essas ruas. E nos remete aos filmes de época mesmo. Essas ruas ilustram bem essa fase da história.





Por onde você anda em Kilkenny existe uma rua dessas ou um rio com pontes de pedras, Igrejas históricas, pedras e pedras... É uma visita que muitos brasileiros fazem em excursão e acabam conhecendo somente o castelo. E não vão a fundo na cidade. Um dos locais mais afastados e mais diferentes para nós é a St Canice`s Cathedral. Assusta um pouco a quantidade de túmulos existentes por lá.





Se você que está lendo esse post estiver na Irlanda reserve um dia para Kilkenny. É um passeio diferente e barato para o bolso. Vale a pena conferir.

Pela Irlanda - Howth e Bray


Howth

Olás!!! Uma excelente pedida em Dublin é dar um pulo em Howth e passar o dia por lá desfrutando de um belo lugar com lindas paisagens, com comodidade para chegar e voltar, além de muita tranquilidade para se relaxar. E se tiver a sorte de pegar um dia ensolarado sem muito frio e vento o passeio ficará ainda melhor.

Howth já foi uma aldeia de pescadores e hoje é uma área residencial com uma quantidade boa de belas e luxuosas propriedades. Sua localização se dá na península de Howth Head, na Baía de Dublin, a 15 km do centro da cidade.

Para se chegar ao local é fácil, rápido e barato. De DART saindo do centro chega-se em um espaço de tempo bem curto. Mas ele te deixará ao nível do mar e você terá que subir umas ruas íngremes para se chagar aos cliffs.



Eu fui de ônibus, também saindo do centro, e a viagem durou uns 20 minutos. O interessante de se ir de ônibus é poder ir apreciando as belas casas e jardins que encontramos pelo caminho. O valor pago foi de 2,40 euros ida e o mesmo valor para volta. Mas o melhor de tudo é que o ônibus te deixa já no topo de Howth, o chamado Howth Summit. É só caminhar uns 200 metros e defrontar com os cliffs e uma área muito verde e de flores amarelas. Com o sol brilhando e o céu azul o visual é encantador.




Depois de desfrutar do visual e tirar muitas fotos uma caminhada rumo ao nível do mar é o que nos resta. Mas não pelas ruas e sim beirando os cliffs. Existe uma trilha que te leva a esse destino em que as paisagens continuam lindas e fotos e mais fotos são tiradas. Não me lembro o tempo de caminhada porque tudo é tão bonito que a gente nem percebe que é distante. Mas foi uma pernada boa.

Depois de um certo ponto temos que voltar ao asfalto, mas é uma caminhada curta que conta com uma pausa para apreciarmos uma bela Igreja. Aliás, Igreja é o que se vê muito por aqui.

Já ao nível do mar percebem-se muitas famílias passeando e curtindo esse lugar que realmente é muito acolhedor. Existe um local que parece uma pequena arquibancada onde as pessoas aproveitam para se sentar e descansar. Mas cuidado porque logo atrás está o mar.



Howth é um passeio obrigatório a todos que veem a Irlanda, mais precisamente a Dublin. Com as passagens e um breve almoço você vai gastar no mínimo o mesmo que gastaria tomando duas pints num pub.


Bray

Bray fica ao sul de Dublin na costa do mar. Pode-se chegar de DART também. É uma cidade bem pequena e pacata. A praia é coberta por pedras e é bem estranho para nós brasileiros acostumados com as areias.

Ao contrário de Howth, o tempo em Bray estava horrível quando lá estive. Chuva e frio. Essa combinação não me deu ânimo de ficar por muito tempo lá. Aliás, fiquei bem pouco tempo mesmo. Foi uma pena, pois Bray possui uma colina que é possível ter uma bela vista em seu topo. Mas não tinha como subir, pois o solo estava escorregadio e a visão estaria prejudicada também pelo tempo feio daquele dia.


Em resumo, não tenho muito o que falar sobre Bray. Talvez com o tempo tão bonito quanto Howth eu tivesse bem mais assunto. Mas valeu a ida até lá, já que o local faz parte do guia turístico de todo morador de Dublin.


Para quem for a Bray escolha um dia bem legal e bonito para poder subir a colina e aproveitar a vista de lá.